O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Segundo a pesquisa Intenção de compra dia do consumidor 2020, realizada pela Social Miner e Opinion Box, 64,1% das pessoas já conhecem ou ouviram falar da data – no ano passado essa porcentagem era de 46,9%.
“Do ponto de vista econômico, a data já é considerada a primeira mais importante do ano e uma das principais do semestre. Nesse sentido, é importante que os empreendedores antecipem suas estratégias de atendimento, engajamento e vendas para aproveitarem o Dia do Consumidor de maneira mais eficaz”, orienta Tomás Duarte, um dos principais especialistas em NPS da América Latina e CEO da Track, startup que monitora e gerencia indicadores de experiência de clientes em tempo real.
A pesquisa também revelou que este ano o consumidor pretende gastar mais de R$500. Entretanto, ainda de acordo com o estudo, um dos principais pontos que podem acabar com uma venda é a desconfiança sobre o desconto (41,7%). Para auxiliar os empreendedores a lidarem com este e outros desafios e venderem mais no período (seja na loja física, e-commerce ou nos canais de marketplace), Duarte separou 4 dicas. Confira:
Ofereça um ambiente seguro
Como a pesquisa mesmo revelou, a desconfiança sobre os descontos oferecidos pode distanciar o consumidor, ou até mesmo acabar com uma venda. Por isso, uma dica importante é preparar o ambiente, principalmente de e-commerce e marketplaces, que estão mais propensos a desconfiança por se tratarem de ambientes digitais. O ideal é verificar constantemente a classificação da sua loja e colocar os canais de comunicação de modo visível junto a certificados de segurança que o seu site possui.
Invista em divulgação
Essa dica vale para todo tipo de negócio e a divulgação deve ser feita em sites, blogs, redes sociais ou canais offline. É preciso comunicar suas ações, descontos e ofertas especiais. Se possível, divulgue isso ao menos uma semana antes da realização. Essa estratégia pode ajudar a despertar a curiosidade do seu público.
Antecipe as estratégias do ano
Um bom negócio dá certo com um bom planejamento, e isso também vale para as ações de vendas do ano. Uma dica importante é antecipar as reuniões de estratégias de venda, engajamento, atendimento e ações que acontecerão durante o período para alavancar o lucro. Além disso, tenha tempo para preparar sua equipe, afinal, ter pessoas bem preparadas é a chave para o sucesso de qualquer negócio.
A Experiência do Cliente
Para o especialista, esta é a dica mais valiosa da lista, afinal buscar estratégias para a experiência do cliente pode fazer o ticket médio aumentar, consolidar uma marca, atrair compradores e, claro, aumentar o número de vendas. Para isso, busque estratégias criativas. No caso do e-commerce, se preocupe em ter um visual leve e fácil, mostre que o site é um local seguro, invista em divulgação e em um layout que mostre de maneira simples os descontos oferecidos. Já para as lojas físicas, pense no ambiente, dê destaque para produtos estratégicos, ofereça testes com produtos e invista em bom atendimento. Outra recomendação é gerar experiências online ou offline que vão além de desconto. “A chave para dar uma boa experiência é se colocar no lugar do cliente. Disponibilizar ofertas é ótimo e importante, mas fazer com que ele se sinta único e especial contribui para que o consumidor se lembre da sua marca e aumenta as chances de você transformá-lo em um potencial fã/promotor do seu negócio”, finaliza.
Sobre a Track
A Track é uma startup que monitora e gerencia indicadores de experiência de clientes em tempo real, por meio de canais digitais. Especialista em indicadores de performance da experiência do cliente e no monitoramento do Net Promoter Score (NPS), a empresa já impactou mais de 150 milhões de consumidores e 1.300 marcas em dez países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e Estados Unidos.